terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vídeos Contemporâneos - Crise Econômica e Social


Na semana passada, assisti a uma palestra do professor da Facamp Alessandro Ortuso (no meu tempo ele era só o “Ervilha”) sobre a crise econômica atual e suas repercussões sociais. Ele apresentou dois vídeos que eu já havia assistido, mas decidi reproduzir aqui no blog para compartilhar com vocês pelo alto simbolismo que eles contêm.

No primeiro, um operador do mercado financeiro tem um surto de sinceridade e fala abertamente o que todos já sabem: pouco importa a recessão econômica, o que vale é a oportunidade para ganhar dinheiro. Dentre outras pérolas, Alessio Rastani, o operador, afirma, em entrevista para BBC: “Não são os governos que comandam o mundo; a Goldman Sachs é quem comanda!”.

A legenda em português tem alguns erros, mas dá para entender perfeitamente a essência da sua fala, que expressa o que pensam boa parte dos agentes do mercado financeiro:


Entrevista Alessio Rastani, Londres, Setembro de 2011:

O segundo vídeo foi feito também com uma pessoa que vive em Londres, um cidadão chamado Darcus Howe, que fala sobre os distúrbios que ocorreram na cidade em Agosto desse ano. Ao ser questionado se estaria chocado com os acontecimentos, ele disse que não, qualificando-os como uma “insurreição popular”. Atentem não só para as coisas que ele diz mas também ao desrespeito da entrevistadora da BBC:

Entrevista Darcus Howe, Londres, Agosto de 2011:
https://www.youtube.com/watch?v=feGfB72z2ag&feature=related

Os vídeos falam por si mesmo, e não vou ficar me estendendo. A conexão entre eles é que quando se fala em crise econômica, ajustes recessivos, cortes de gastos e derivados, tem-se como resultado o aumento do desemprego, da violência urbana, da desestruturação social. E, infelizmente, boa parte dos governos tornou-se refém dos interesses financeiros, dando respostas erradas e caindo em total descrédito junto à população.

Outros exemplos poderiam ser dados, das manifestações estudantis no Chile ao ato “ocupando Wall Street” em Nova York, mas fiquemos em Barcelona, na Praça Catalunha, onde Eduardo Galeano nos dá um alento nesse mundo marcado pela crise econômica, fragilização social e desilusão política:


Depoimento Eduardo Galeano, Barcelona, Maio de 2011: 
http://www.youtube.com/watch?v=mdY64TdriJk


Já havia colocado esse “depoimento livre” aqui no blog, mas vale a pena repeti-lo. Eu sempre me emociono ao ver este vídeo, e guardo a mensagem do mestre: “temos que raciocinar e sentir!”.

Depois de amanhã, na quinta-feira, vou fazer a aplicação de botox na bexiga/uretra. Epero voltar ao blog na próxima semana....até breve!

2 comentários: