terça-feira, 11 de outubro de 2011

Contas para ser Campeão Brasileiro


Depois dos resultados do fim de semana, como dizem, o Corinthians “depende só das suas próprias forças” para conquistar o seu quinto Campeonato Brasileiro. Nesse texto vou fazer uma breve projeção do desempenho necessário nos últimos 10 jogos para chegar ao penta. A princípio, o texto só interessaria aos corintianos, mas dada a nossa torcida contra....

Bom, dos 10 jogos que faltam, cinco são no Pacaembu: Botafogo, Avaí, Atlético-PR, Atlético-MG e Palmeiras. Os cinco jogos fora de casa são contra: Cruzeiro, Internacional, América-MG, Ceará e Figueirense. Qual a pontuação necessária para o título? É claro que não há 100% de certeza, mas um bom parâmetro pode ser os percentuais obtidos pelos últimos dois campeões brasileiros em 2010 e 2009, em campeonatos bastante equilibrados, como o atual.

No ano passado, o Fluminense foi campeão com 71 pontos (62% de aproveitamento); em 2009, o Flamengo conquistou o título com apenas 67 pontos (59% de aproveitamento). Para arredondar e puxar um pouquinho para cima, vamos fechar em 70 pontos para ser campeão em 2011 (dá 61,4%, bem próximo do aproveitamento que o Timão tem hoje). Partindo dos atuais 51, faltariam então 19 pontos para o título.

Para conquistar 19 pontos em 10 jogos, existe mais de uma possibilidade, como: 5 vitórias, 4 empates e 1 derrota; ou 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Como o time do Corinthians, assim como os demais, é instável, vamos considerar este segundo cenário e dizer o seguinte: temos que vencer, em casa, Avaí, Atlético-PR e Atlético-MG (times que estão na zona de rebaixamento, o que pode ser perigoso, mas é preciso ganhar); e também vencer, fora de casa, América-MG, Ceará e Figueirense. Feito isso, apenas um empate nos outros quatros jogos (Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro e Inter), teoricamente mais difíceis, nos daria o título. Aliás, esse empate teria que ser com o Botafogo para mantê-lo ainda atrás da gente na tabela.

É mera especulação e tudo pode ser diferente, dependendo, naturalmente, do desempenho dos rivais, mas essas seis vitórias (18 pontos) se não nos garantem o título nos deixam bem perto dele. Quanto aos rivais, algumas observações são importantes: São Paulo, Vasco e Botafogo disputam paralelamente a Copa Sul-Americana, o que gera algum desgaste no elenco. Outra coisa: existem confrontos diretos entre eles: Vasco x São Paulo na rodada 32 e Vasco x Botafogo na rodada 34, ou seja, um vai tirar pontos do outro. E, finalmente, a tabela que cada um deles tem (de novo, na teoria) é mais complicada do que a do Corinthians, com mais confrontos entre times de maior tradição e/ou clássicos regionais. Flamengo e Fluminense também têm chances de título, mas o primeiro disputa a Sul-Americana e o Fluminense dependeria de uma arrancada fenomenal para chegar.

Em suma, e voltando ao começo: dependemos só de nóis, mano! Vamô Curíntia!







4 comentários:

  1. Os 3 na Zona de rebaixamento costumam aprontar surpresas, mas concordo com você, TEMOS que vencer.

    O Figueirense ganhou da gente aqui, vai ser complicado ganhar deles lá...

    Agora eu acho que dá para ganhar do Botafogo e do Cruzeiro, que não estão nada bem!

    Vamos TIMÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, são jogos complicados mas em casa, temos que ganhar. Sim, o Figueirense ganhou da gente e talvez seja difícil vencer lá. O ideal seria a vitória contra o Botafogo, pois afastaria eles da briga também! Vamos timão!

    Desculpe perguntar, mas você é o Zeba?

    ResponderExcluir
  3. Grande futebolista Vinicius
    lamento que seu lado guru tenha a imprevisivibilidade dos minutos finais dos 44 minutos do segundo tempo sempre... por isso talvez o futebol seja a sua e a paixão de milhões de brasileiros e brasileiras...continue firme no blog dos 3 tempos ou melhor seus 3 gols de cabeça... um doceabraço corintiano de um ex quase sempre vascaíno nao convícto

    ResponderExcluir
  4. Caro Jorge,

    pois é, a imprevisibilidade, no futebol e na vida, dá um tempero maior na nossa passagem por aqui!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir