sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curtas 1 - USP x PM, Grécia, Carlos Luppi, 30 anos do AIPD e Série B

Abaixo alguns breves comentários e sugestões de leitura sobre assuntos da semana:

USP x Polícia Militar


De início, quando li a notícia sobre a prisão dos alunos fumando maconha, pensei: bom, a polícia não pode ser seletiva, se ainda não é permitido (o que dá uma outra discussão), e a polícia está no campus, tem que agir. Essa minha primeira reação - um tanto reacionária, admito - foi sendo alterada com o tempo. Depois de ler e ouvir várias opiniões, o ponto da chave da questão, na minha opinião, é o caráter autoritário, truculento e agressivo da PM e sua incompatibilidade com o ambiente universitário. Sobre o tema, indico abaixo texto no blog do Marcelo Rubens Paiva.

http://blogs.estadao.com.br/marcelo-rubens-paiva/

Grécia e a Crise Econômica


Os episódios ocorridos na Grécia nos últimos dias são simbólicos de um dos fenômenos mais importantes e perniciosos da atualidade: a capitulação política frente à economia, ou melhor, frente à economia dominada pelas finanças. Desde a idéia sumariamente rechaçada de um plebiscito para que a população opinasse sobre o ajuste recessivo a ser efetivado até a nomeação de um novo primeiro-ministro completamente aliado aos interesses financeiros, cumpriu-se um roteiro que ilustra perfeitamente a realidade atual na Europa, em que o interesse público e a própria democracia estão subordinadas ao interesse de uma minoria privada e rentista. Em que pese o fato positivo da saída de Berlusconi, a Itália parece ir pelo mesmo caminho. Mas voltando à Grécia, berço da civilização ocidental, sugiro a leitura da matéria abaixo, do portal Carta Maior:


http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18936


Carlos Luppi e a Crise Política


Que o nosso Ministro do Trabalho é uma figura folclórica, suas declarações nos últimos dias não deixaram dúvidas. Também me incomoda o fato destes convênios estabelecidos entre o Ministérios e ONGs dirigidas pelo partido do Ministro, o PDT (da mesma forma que ocorria na pasta dos Esportes, com o PC do B). Sobre isso, a Casa Civil está preparando um projeto de Lei para preservar os convênios com ONGs sérias - que existem - sem este viés político-partidário. Dito isso, porém, abordei este tema para poder indicar o brilhante de texto de Maria Inês Nassif (abaixo). A autora propõe uma discussão mais ampla, extremamente necessária, e que chama a atenção para o papel da mídia nos "escândalos políticos recentes". Vale conferir.

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18914

30 Anos do AIPD


O Ano Internacional da Pessoa Deficiente (AIPD), assim definido pelas Nações Unidas em 1981, completa 30 anos em 2011. Para relembrar esta data - aprender com o passado e projetar o futuro - será realizado um grande evento na cidade de São Paulo na próxima semana, entre 17 e 19 de novembro. Quero muito conseguir participar. Como criamos o CVI-Campinas em 1997 - e me acidentei adquirindo a deficiência física em 1995 - me sinto um "meio-dinossauro" neste movimento, com 15 anos de luta. Abaixo o site com a programação e informações do evento.

http://seminarioaipd.sedpcd.sp.gov.br/

Série B


Depois que o Corinthians perdeu para o América-MG, dei uma desanimada grande e acho que o título do Brasileiro em 2011 vai mesmo para um time carioca (adoraria errar esta previsão). Esta semana deixei de lado os programas esportivos, e tenho acompanhado mais o Master de tênis em Paris (estou torcendo para o Tsonga). Mas resolvi falar de futebol apenas para compartilhar a torcida pelo Sport de Recife, que joga hoje com o Americana na série B, num confronto direto pelo acesso. Como já manifestei neste espaço ("times artificiais", abaixo), tenho birra com equipes montadas por Prefeituras, sem torcida, tradição e tudo de mais. O Americana é um caso típico, cogitando-se já, inclusive, a mudança de volta para Guaratinguetá para disputar o Campeonato Paulista...pode?!!

http://vggarcia30.blogspot.com/2011/06/times-artificiais.html

Abraços e bom fim de semana a todos!

Um comentário:

  1. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Vinicius Garcia
    Data: 11 de novembro de 2011 17:57
    Assunto: Re: novo texto
    Para: Iza


    Querida tia Iza,

    pois é, tivemos uma sintonia de pensamento sobre o assunto...aliás como acontece para muitas coisas, né tia?!

    Beijos,
    Vi.


    Em 11 de novembro de 2011 17:41, Iza escreveu:

    Vi querido,

    Nem sempre dá, mas frequentemente leio seus escritos, sempre muito legais e “antenados”! Te escrevo hoje pra dar um oi, dizer que gostei desse modelo “Curtas” e que tive a mesmíssima reação que vc quanto à questão da Usp: primeiro achei que os meninos estavam errados (ainda acho que fizeram muita coisa errada...) mas que nada justifica a truculência da polícia lá. Igualzinho vc...

    Beijão pra Rê,
    Tia Iza

    ResponderExcluir