terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Corinthians Campeão Brasileiro: dessa vez, não!


O título de Campeão Brasileiro em 2005, conquistado pelo Corinthians seis anos atrás, foi o mais sem graça e desestimulante dos meus 30 anos de torcedor. O campeonato daquele ano ficou marcado negativamente pelo escândalo de arbitragem, com a anulação e repetição de algumas partidas. Num jogo decisivo, contra o Inter, houve um erro claro da arbitragem em favor do Corinthians, sem a marcação de um pênalti e ainda a expulsão por simulação do jogador gaúcho. E, ainda por cima, nossa Diretoria era comandada pela “máfia russa”, cuja administração nefasta ficou clara nos anos seguintes, culminando com o rebaixamento em 2007. Ganhamos, mas ficou um gosto amargo.

Dessa vez, em 2011, não! Embora continuem circulando “teorias conspiratórias” – e o jogo final contra o Palmeiras tenha sido meio chato – o Corinthians é o legítimo e justo campeão brasileiro. Reconheço até que a nossa “cartolagem” acaba dando motivos para tal tipo de teoria quando escolhe nomes como o de André Sanchez e Ronaldo para cargos diretivos na CBF antes do campeonato acabar. Mas o que vai além disso, a não ser que apareça uma “revelação bombástica”, é pura especulação por parte de setores da mídia e da grande maioria dos torcedores derrotados (vascaínos ou anti-corintianos em geral).

Uma análise fria mostrará que, de fato, o Vasco foi vítima de erros de arbitragem, mas isso também aconteceu com o Corinthians e, logicamente, com os outros times. Na média – e este é um pressuposto do campeonato de pontos corridos – os erros são diluídos. E ficar fazendo levantamento jogo a jogo dos erros já é, em si, um exercício subjetivo (pois alguns lances dão margem para uma ou outra interpretação). Relacionar diretamente os erros de arbitragem com as trapalhadas da “cartolagem” é leviandade. E se aqueles que afirmam categoricamente que houve manipulação, esquemas, etc., uma pergunta: porque continuaram assistindo aos jogos do Vasco até o final do campeonato? Ora, se já estava tudo arranjado...

Em síntese, é preciso evitar esse tipo de atitude porque seu maior pecado é tirar os méritos de quem mereceu vencer. E o time esforçado do Corinthians, sem brilhos individuais, com jogadores razoáveis e bons, mas todos aplicados, mereceu! Ficou entre os primeiros o campeonato inteiro, fez valer o mando de campo vencendo em casa, foi corajoso contra times menores fora de casa e até segurou o empate quando o vital era não perder (como nos jogos contra São Paulo e Palmeiras no segundo turno).

Concordo que o Santos é o melhor time brasileiro, mas mesmo a idéia de que ele não se interessou pelo campeonato brasileiro precisa ser relativizada. Em determinado momento, quando tinha jogos a menos, o Santos se aproximou dos líderes, mas não venceu estes jogos e, aí sim, passou a se concentrar no Mundial de Clubes. No mais, houve grande equilíbrio num campeonato com equipes de nível técnico razoável e parecido.

Dentre elas, desde o início, o Corinthians se destacou e soube aproveitar suas oportunidades. Fez um começo de campeonato arrasador, perdeu o ritmo, mas recuperou o fôlego na reta final, apoiado sempre por pelo menos 30 mil pessoas no Pacaembu. O gol do Adriano contra o Atlético-MG sintetiza o espírito dessa time. A morte do nosso grande ídolo Socrátes no dia da final torna, ao contrário de 2005, este título brasileiro inesquecível...e justo!  


Um comentário:

  1. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Vinicius Garcia
    Data: 7 de dezembro de 2011 07:40
    Assunto: Re: novo texto
    Para: Alexandre Gori Maia


    nem me fale!!!

    Em 6 de dezembro de 2011 23:16, Alexandre Gori Maia escreveu:

    ai ai ai.... que sufoco hein.

    ResponderExcluir