quarta-feira, 20 de abril de 2011

Adriano no Corinthians

Adoraria me enganar, mas acho que a contratação de Adriano para o Corinthians tem tudo para dar errado, por mais de uma razão.
Em primeiro lugar, o atacante de 29 anos não marca um gol há mais de um ano, se apresentou totalmente fora de forma e tem freqüentemente seu desempenho prejudicado por questões extra-campo. As chances de repetir o que fez há dois anos no Flamengo, quando foi decisivo para o título do clube carioca no Brasileiro de 2009, são pequenas. Temo que morar em São Paulo logo se mostre um tédio para o atacante com fortes raízes no Rio de Janeiro e na sua comunidade.
Outro problema é encaixar Adriano no atual time de Corinthians. Não que estejamos jogando bem, ao contrário, hoje vejo o Timão como a equipe mais frágil entre os quatro grandes de São Paulo (um pouco abaixo até do Palmeiras, que recentemente ocupava esta posição). Mas foi possível jogar relativamente bem quando utilizamos o “esquema da moda”: 4-2-3-1, sendo a linha de três com Jorge Henrique, Morais e Dentinho, e o Liedson como o “1”, na frente dessas três. A entrada do Adriano desmonta esse esquema, pois ele só pode ocupar o lugar do Liedson. Este não pode sair do time, mas não faz as funções do Jorge Henrique ou Dentinho, que voltam para marcar. Em suma, a entrada do Adriano vai exigir uma mudança tática no time, provavelmente para o 4-4-2, com mais um jogar no meio e os dois atacantes na frente....será que vai dar certo?
As carências no elenco do Corinthians são muito mais fortes em outras posições do que no comando do ataque, depois da chegada do Liedson. O goleiro Júlio Cesár, em quem eu não acreditava, está indo bem, mas não é tranqüilidade absoluta no gol. Os laterais do Corinthians, Alessandro e Fábio Santos, são, no máximo, regulares. Chicão é nosso melhor zagueiro e capitão, mas falta alguém para jogar do lado dele. Gosto também dos volantes – Ralf e Paulinho – mas há uma evidente e fundamental carência no setor de criação da equipe, já que o Morais é uma opção para o banco, mas não mais do que isso. Enfim, se fosse para contratar alguém, não seria o Adriano. E mesmo do ponto de vista do tão falado marketing, Ganso ou Sedoorf seriam tão ou mais “rentáveis” e se encaixariam perfeitamente no time (Alex que joga na Rússia também).
Voltando ao início, tomara que eu quebre a cara e vou vibrar muito se o time vingar com o Adriano, até porque futebol é paixão e às favas com essa racionalidade de cronista esportivo, já que sou torcedor! Vai Corinthians!
------------------------------------------------------------------------
obs.: esse texto já estava escrito quando chegou a notícia de que o Imperador se machucou e ficará cinco meses fora, sem ter entrado. Notícia ruim...ou boa? Vai Liédson!!  

2 comentários:

  1. bom como um fanatico corinthiano que sou não consigo encarar isso como uma má noticia,pq o cara veio de fora defamado,diferente do liedson que na despedida de portugal saiu de la marcndo gol,então boa recuperação pra ele e que cumpra os 5 meses ou mais se nescessário.kk

    ResponderExcluir
  2. é isso aí bico. Melhor que ele fique no estaleiro mesmo, pelo menos por enquanto...

    ResponderExcluir