quarta-feira, 13 de abril de 2011

Qual o sentido dos campeonatos estaduais?

Meus amigos são-paulinos vão responder de cara dizendo que eles só existem para o Corinthians ganhar alguma coisa. Não, esse texto não é um exercício de auto-flagelação, já que sou corintiano roxo. Ao fazer a pergunta do título, quero convidá-los para uma discussão mais ampla sobre as razões – ou falta delas – que justificam ocuparmos cinco meses do nosso calendário "futebolístico" com as disputas nos Estados.
No passado, quando as distâncias geográficas pareciam maiores, quando o acesso à informação era demorado, fazia sentido que as competições locais ou regionais fossem as mais importantes. Foi assim durante quase todo século XX, mas já a partir da década de 90 as torcidas começaram a perceber qual era o real “tamanho” do campeonato estadual. Nas décadas de 50, 60, 70 e até mesmo 80, ser campeão paulista tinha um peso enorme, sendo que muitos clubes desprezavam a Copa Libertadores e o próprio Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o primeiro semestre só começa a ter mais graça quando se iniciam as fases decisivas da Libertadores e da Copa Brasil. É claro que ninguém quer perder e, se o seu time está na final do Campeonato Paulista, melhor que ganhe. Mas são cinco longos meses – mais de 20 jogos – para chegar até a final do Estadual. Não faz sentido. Os estaduais haviam diminuído quando se adotou o formato de pontos corridos no Brasileiro, em 2003. Mas silenciosamente e de forma gradual foram inchando de novo, e hoje se arrastam até meados de Maio, atrapalhando a pré-temporada e jogos mais importantes na Copa do Brasil e Libertadores.
Sinto muito e respeito o passado dos Estaduais, mas hoje eles deveriam servir apenas como divisão de acesso à terceira série do Campeonato Brasileiro. Nosso calendário, em sintonia com a Europa, deveria começar em Agosto e terminar em Maio (deixando Junho e Julho para as seleções: Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo). Os grandes times poderiam disputar, simultaneamente, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores (ou Sul-Americana). O Campeonato Mundial de Clubes da Fifa – que o Timão, aliás, foi o primeiro a vencer – deveria ser no final de Maio.
Alguns vão dizer que esse formato prejudica os times pequenos. Sinceramente, vale a pena mantê-los? Qual o percentual de moradores de São Caetano que torcem para o “azulão” e não para um dos grandes de São Paulo? E em Itu ou Barueri? Aqueles times do interior que tem torcida e tradição – como Ponte, Guarani, Noroeste e XV de Piracicaba, dentre outros – disputariam para ser campeão paulista e acessar as divisões do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil, podendo crescer e participar de campeonatos sul-americanos a partir daí.
Do jeito que está hoje, mantém-se uma estrutura arcaica de dezenas ou centenas de times sem torcida, que mal pagam os jogadores. Mantém-se também o poder das federações estaduais locais, que realizam campeonatos quase que fictícios por esse Brasil afora. O problema é que dificilmente tais mudanças ocorrerão, pois a CBF se sustenta nesses interesses das federações e os grandes times, ao invés de seu unirem, ficam alimentando provocações e desavenças. Mas, não custa sonhar....com a mudança do calendário e um título na Libertadores para o Cúrintia!!!
-----------------------------------------------------------------------
Para fazer um comentário no blog é preciso ter um perfil no Google. Se você não tem e quer escrever, me mande um e-mail (vggarcia30@gmail.com) que reproduzo aqui. Se quiser fazer um perfil no Google, entre em http://www.google.com.br/, selecione “fazer login” e depois “criar uma conta”.

4 comentários:

  1. Pô Vi!
    E o Sapão??! como fica nessa história!?

    Brincadeiras à parte. Concordo que é necessário mudar a organização dos campeonatos, mas... com muito cuidado pra não extinguir a já remota possibilidade de times do interior adquirirem alguma importância no cenário nacional.

    Abração!
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Fala Vitão!

    Então, assim como outros times do interior, acho que o Mogi poderia se fortalecer e até ter mais torcidas se fossem acirradas as rivalidades regionais, contra os times de Campinas, Mogi Guaçu e Itapira, por exemplo. Hoje o time joga na primeira divisão e tem média de público inferior a mil pagantes! Se ganhar esse Paulista do interior, terá alguma projeção nacional.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Vinicius Garcia
    Data: 13 de abril de 2011 20:34
    Assunto: Re: novo texto - blog três temas
    Para: Marcelo W Proni


    Olá Marcelo,

    obrigado! Pois é, talvez isso ocorra mesmo.

    O Botafogo de Ribeirão entra na cota dos times do interior com tradição e torcida. Esses devem continuar, mesmo que disputem o Paulista sem os grandes, divisões de acesso do Brasileiro e, eventualmente, a Copa do Brasil.

    Minha bronca é com os São Caetanos, Americanas e Barueris da vida...

    Abraço,
    Vinicius.

    Em 13 de abril de 2011 11:38, Marcelo W Proni escreveu:

    Oi, Vini! Parabéns pelo Blog!

    Acho que você tem razão quanto aos campeonatos estaduais. Talvez essa mudança ocorra num futuro próximo.

    Mas, como torcedor do Botafogo de Ribeirão Preto, espero que esse futuro demore um pouco a chegar.

    Abraço,

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Vinicius Garcia
    Data: 13 de abril de 2011 20:45
    Assunto: Re: O sentido dos Estaduais...
    Para: dbranco.fertimport@bunge.com


    Fala Santista!

    Então, mas essas rivalidades poderiam ser mantidas na Copa do Brasil ou num torneio sul-americano, tendo um peso ainda maior. Esse problema de poucos times grandes na Copa do Brasil que você coloca, ocorre justamente porque os grandes jogam os Estaduais e não daria para disputar simultaneamente três campeonatos (Libertadores, Copa do Brasil e Estadual).

    Seu time, o Inter, coloca reservas para jogar até contra o Grêmio no Estadual...e faz muito bem! Não sou a favor do fim dos Estaduais, mas os grandes deveriam estar fora e se dedicar aos torneios maiores. Os Estaduais podem continuar com as rivalidades entre os times menores e como forma de acesso à terceira divisão do Brasileiro...

    Mas legal, a discussão é longa e nunca definitiva.

    Abração!





    Em 13 de abril de 2011 12:33, escreveu:


    Nobre Barrigudus,

    O principal sentido dos Estaduais é (na minha opinião) manter acesas as rivalidades locais.
    Há pouco tempo, Corinthians, Palmeiras, Atlético, Botafogo, Grêmio (2x), Fluminense (algumas vezes) resolveram "visitar" a tal da Segundona.
    Se não houvesse o Estadual, ficaríamos durante o período de visita sem ter alguns clássicos que são importantes.

    Além disso, os Estaduais servem mesmo para manter times menores. Mesmo com torcidas pequenas, eles continuam gerando alguns empregos e muitas vezes revelam craques para times maiores.
    Assim como a várzea e o campeonato principal são importantes, acredito que haja espaço e importância para os demais campeonatos e divisões também.
    Sou contra campeonatos "de oportunidade" como o Rio-SP e outros do tipo, mas os Estaduais tem seu charme, seu propósito.
    O que precisa é mais organização.

    Um campeonato que está perdendo sua graça é a Copa do Brasil.
    Hoje 5 grandes times (geralmente os melhores do ano anterior) ficam de fora. (antes era 1 ou 2).
    Então a Copa do Brasil acaba sendo uma "repescagem" em forma de mata-mata.

    Qunato ao calendário, deveria mudar...mas dá para manter os Estaduais...que para os grandes, ainda serve como "pré-temporada".


    abço,

    Santers

    PS.: Não consegui postar diretamente...blocked aqui na empresa para escrever (só consigo ler).


    Daniel Branco

    ResponderExcluir