quinta-feira, 7 de abril de 2011

Violência em Escola no Rio

Tinha já preparado um texto para postar sobre política e economia, mas uma tragédia como essa que ocorreu no Rio de Janeiro ocupa nossas mentes e corações. Ao mesmo tempo, não quero ficar "explorando" este assunto. Quero apenas endossar a observação do meu amigo Rolha, que lembrou a derrota da proposta de desarmamento em 2005. É claro que é praticamente impossível evitar a ação de um psicopata, mas na medida em que continuamos com uma legislação frouxa sobre a posse de armas, maiores as chances de que coisas assim aconteçam. Sobre o tema, vale sempre lembrar o excelente documentário "Tiros em Columbine" de Michael Moore, cuja primeira parte pode ser vista no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=Ezhp7YrJC24

2 comentários:

  1. Naturalmente a proibição do comércio de armas não seria suficiente para impedir fatos como o de ontem. Mas com certeza tornaria mais difícil que irresponsáveis ou doentes mentais tivessem acesso a armas de fogo. Sim, eles poderiam conseguir armas por meios ilegais, com bandidos. Mas aqui vale a estatística: há 16 milhões de armas de fogo legais no Brasil, das quais apenas 2 milhões estão em mãos de polícia, exército e demais entidades ligadas à segurança. As outras 14 milhões foram adquiridas por cidadãos comuns... e eventualmente vão parar nas mãos de psicopatas, como ontem.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. O uso de armas é uma concessão que a sociedade faz ao Estado para proteção dos seus cidadãos. E ponto final. Devem haver todas as restrições possíveis para que somente os agentes de segurança - policiais, exército - tenham permissão para usá-las. Mas as estatísticas que você mostra apontam justamente o contrário.

    ResponderExcluir