quarta-feira, 4 de maio de 2011

Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil


Alguns jornalistas, de forma até bem intencionada, fazem a seguinte pergunta: é preferível gastar 5 bilhões de reais na Copa do Mundo ou na construção de escolas? Evidentemente, se uma alternativa anulasse a outra, a escolha seria pela segunda opção. Ocorre que este é um questionamento simplista, uma visão limitada das coisas, que não vislumbra os efeitos dinâmicos, em termos sociais e econômico, que a realização de uma Copa do Mundo pode trazer.
Poderia se comparar, por exemplo, o gasto de 5 bilhões previsto para a construção dos estádios com o montante que se paga anualmente com juros e encargos da dívida pública: algo em torno de 180 bilhões de reais! Ou a proporção que estes 5 bilhões representam no PIB do Brasil, que foi de 3,6 trilhões de reais em 2010. Colocando o investimento para construção das arenas nessa perspectiva mais ampla, porque não utilizar esses recursos numa dezena de estádios, que serão ocupados todo o fim de semana por milhares de pessoas?
Bom, aí temos um problema. Sou favorável à realização da Copa, mas é um equívoco construir estádios nas cidades onde não há demanda, onde o futebol é praticamente amador. Em Manaus, Cuibá, Brasília e, em menor medida, Natal, vamos ter os chamados “elefantes brancos”. Nesses casos faz sentido falar em desperdício, pois não se inventa artificialmente um clube ou uma torcida a partir da simples existência do estádio.
Agora, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza, o futebol já atrai multidões semanalmente, com clubes de tradição e torcidas apaixonadas. Porque não investir 0,15% do PIB em estádios modernos e confortáveis? Os mesmos jornalistas que fazem a pergunta simplória do início do texto, reclamam há anos da má qualidade dos nossos estádios. A realização da Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para fazer este investimento, melhorando também a infra-estrutura urbana e o sistema de transporte das principais cidades do país.
É claro que todo esse processo tem que ser monitorado pelos órgãos de fiscalização – como o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público e o Congresso – além da sociedade civil organizada e da própria mídia. Os ganhos com os estádios novos e as melhorias de infra-estrutura serão somados aos milhares de empregos diretos e indiretos que a Copa vai gerar, trazendo também ao país turistas e empresas interessadas em investir.
Entretanto, é óbvio que nem tudo são flores. Além dos “elefantes brancos”, outra questão que preocupa é o pessoal que toma conta do nosso futebol na CBF. É preciso ficar em cima, como fez o jornal “Lance” no início do ano, revelando irregulares num contrato sobre os lucros da Copa, provocando sua alteração. Felizmente, temos gente séria na imprensa, nos órgãos de fiscalização e nas instâncias de participação e controle social.
Por tudo isso, e mesmo com as ressalvas colocadas, acho que será uma boa a Copa no Brasil em 2014. Vou deixar para falar das Olimpíadas numa outra ocasião. Só adianto um ponto de vista que, creio eu, vai no sentido contrário do senso comum: dois eventos assim tão próximos me parece um exagero, acaba um tirando o foco do outro.
Deveríamos estar concentrados exclusivamente na organização da Copa do Mundo, que tem mais a ver com nossa cultura esportiva centrada no futebol. Poderíamos continuar investindo no esporte olímpico, melhorar nosso desempenho e daqui há 12, 16 anos, quem sabe, se candidatar a fazer os jogos olímpicos.
Bom, mas como torcedor é óbvio que vou curtir muito ter tudo isso no Brasil nos próximos anos....sempre atento para que as coisas aconteçam corretamente!
   

27 comentários:

  1. Pessoal, eu escrevi este texto em Maio. Embora não haja nenhum comentário, ele é o campeão em termos de visualização aqui no blog, com quase 800 acessos. Imagino que o texto tenha sido divulgado em algum outro blog ou site. Alguém saberia me dizer onde?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. EsperoO que me ajud no ENEM...
    Fé em Deus vai ser o TEMA da redação...

    Vlw

    ResponderExcluir
  4. Oi Luan,

    tomara que lhe ajude sim!

    Por curiosidade, como você chegou aqui no blog?

    Abraços,
    Vinicius.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, acredito que me ajudara no enem.

    ResponderExcluir
  6. Espero que me ajude no Enem. Muito bem elaborado seu texto, Beijos!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do assunto questionado,obg!!!

    ResponderExcluir
  8. Aposto que todo mundo digitou copa do mundo e olimpíadas no Brasil, ou algo do genero, no google, ai apareceu o link.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da forma como você colocou a copa aqui no Brasil, seus argumentos foram claros e convincentes deixando bem claro o seu ponto de vista perante esse assunto.
    Com certeza seu texto irá ajudar muitas pessoas no ENEM inclusive eu!

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal,

    agradeço a todos pelas palavras de elogio ao texto e tomara que ele possa mesmo ajudar no ENEM.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Domara que me ajude na prova do Pedro Segundo
    O tema da redação pode ser esse né genet =D

    ResponderExcluir
  12. Caaaaaracas, ótimo texto! O mais importante ai é que você faz a gente olhar com outros olhos a questão da copa do mundo aqui. Muita gente se revolta dizendo que o dinheiro deveria ser gasto com educação e saúde, mas como você disse, uma visão limitada das coisas. É sempre bom olhar o outro lado da história.

    ResponderExcluir
  13. ola,

    entao é so digitar no google copa do mundo e olimpiadas que seu texto aparece no primeiro item. beijos. espero ter solucionada a sua duvida

    ResponderExcluir
  14. Embora eu não saiba seu nome, muito obrigado pela resposta...é isso mesmo...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! O texto esta bem elaborado, tomara que me ajude na pesquisa de geografia, que o professor quer que retrate mais ou menos isso que você consegui espresar com poucas palavras! Obrigada, bjssss!

    ResponderExcluir
  16. parcero vc me ajudou muito em um trabalho que estou fazendo sobre oq o povo acha sobre como sera a copa do mundo no brasil e as olimpiadas vc me ajudou muito !!

    ResponderExcluir
  17. Realmente é preciso ver as coisa dos dois lados, assim você fez,em descrever a importância de um evento em um pais , principalmente um evento do qual olhares dos quatro cantos do mundo, estarão em nossa direcção.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o texto, só tem uma coisa: O brasil nunca que vai gastar somente 5 bilhões de reais na copa. A Dilma estima 33.

    ResponderExcluir
  19. Olá Vinicius,
    Só tenho uma ressalva a fazer, sobre se os estádios serão ocupados todos os fins de semana após a copa. No ano de 2010 estive na Vila Olimpica em Atenas e fiquei decepcionada, pois esta praticamente abandonada, coberta por matos, o estádio com rachaduras enormes, as quadras as vezes ainda são usadas por jogadores de vôlei e basquete, a piscina nem sempre é usada. Com esse exemplo levanto a questão: Será que no Brasil não irá acontecer o mesmo? Pois para se manter estádios e ginásios é sempre necessário verbas que as vezes nem chegam ao destino!
    Mas em relação ao seu texto gostei muito, você domina muito bem e expressa com clareza, vai me ajudar bastante, obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Olá Radir, agradeço pelo comentário e concordo plenamente que esse pode ser um problema. Vamos precisar sim cuidar da manutenção dos estádios. Um abraço, Vinicius.

    ResponderExcluir
  21. excelente texto..! é sempre bom expor suas idéias. :D

    ResponderExcluir
  22. parabéns cara seu texto ficou muito bom mesmo, ajudou varias pessoas

    ResponderExcluir
  23. Muito bom ampliou mais a ideia,enquanto a sua dúvida apenas digitei o tema e pronto parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Espero que me ajude no enem!!!!
    MUITO BOM;EU nao concordava com o tamanho do gasto que seria usado na copa de 2014,agora tenho uma visao totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  25. Este texto está numa sugestão de atividade do site da olimpíada de língua portuguesa

    http://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=975&limitstart=4

    ResponderExcluir